Exames para o Diagnóstico de Glaucoma
A doença é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, e a única forma de confirmar o diagnóstico é ir ao Médico.
A baixo estão mencionados alguns dos exames mais essenciais para diagnosticar o Glaucoma.
- Tonometria.
- Perimetria.
- Oftalmoscopia.
- Gonioscopia.
- Paquimetria.
Tonometria
Este exame serve para avaliar a pressão intraocular, pacientes com glaucoma têm uma pressão acima de 22 mmHg.
A perimetria ajuda o médico ou especialista a identificar se existem perdas no campo visual, secundários ao glaucoma, especialmente na visão periférica.
Oftalmoscopia
É o exame para avaliar o nervo ótico, serve para avaliar a forma e cor do nervo ótico, identificando assim possíveis lesões secundarias ao glaucoma.
Gonioscopia
É o exame para determinar o tipo de glaucoma, determina o ângulo entre a íris e a córnea de maneiras que quando está aberto pode ser sinal de um glaucoma crónico de ângulo aberto, e quando está estreito pode ser sinal de glaucoma de ângulo fechado seja ele agudo ou crónico.
Paquimetria
Determina a espessura da córnea, ajuda a identificar se a pressão ocular dada pela tonometria está correta ou está afetada por uma córnea muito espessa.
Outros exames necessários
Além dos exames indicados anteriormente, o oftalmologista pode ainda pedir outros exames de imagem para avaliar melhor avaliação as estruturas oculares.
Alguns desses exames incluem: Retinografia Colorida, Retinografia Anéritra, Tomografia de Coerência Óptica (OCT), GDx vcc e HRT.